Depois que um menino de apenas 13 anos desenvolveu seu próprio sistema de geração de energia solar para a sua casa, nada é impossível né gente? Vamos aprender neste post os princípios para geração de energia elétrica em casa. Dá para fazer com seus filhos. Vamos lá.
Gerador de energia caseiro – Como funciona?
Ao ler a palavra ”gerador” nosso cérebro já nos remete a imagem de uma máquina enorme e complexa, longe de poder ser reproduzido em casa, porém entendendo o princípio de funcionamento de um gerador é possível reproduzi-lo de forma simples, sem grandes complicações e complexidades. Este tipo de experiência pode ser realizada em casa, pois não oferece riscos.
Princípio de funcionamento de um gerador de energia
Um gerador de energia nada mais é do que uma máquina que transforma trabalho em energia elétrica. Trabalho, neste caso, se refere a relação entre força e deslocamento. Para exemplificar, podemos pensar na geração de energia em hidrelétricas, nas hidrelétricas a força da água é a responsável por gerar energia, pois a mesma recai sob uma turbina acoplada ao rotor de um motor, assim a força do deslocamento da água recaindo sobre a turbina faz o rotor do motor se movimentar, gerando a energia elétrica que chega as nossas casas.
Existem também outros tipos de geradores, como Gerador de energia a diesel e o Gerador de energia solar, porém o gerador de energia solar não segue o mesmo princípio de funcionamento.
Diferença entre motor e gerador
Como dito anteriormente, o gerador através de trabalho, gera energia. Diferentemente, o motor realiza trabalho, através de uma fonte de energia. Basicamente, são máquinas com o princípio de funcionamento parecido, porém uma é praticamente o inverso da outra.
Gerador de energia caseiro
Já entendido o funcionamento de um gerador, para fazer seu gerador de energia caseiro passo a passo, basta ter os seguintes materiais:
- Dois CDs ou DVDs sem uso;
- Barbante;
- Motor de carrinho, ou de qualquer outro eletroeletrônico;
- Gominha;
- Três parafusos pequenos, porém um pouco maiores do que a carcaça do motor;
- Parafuso grande, auto atarraxante;
- Parafuso que não seja auto atarraxante;
- Caixa de fita isolante ou outro tipo de apoio;
- Pedaço de papelão, pouco menor que os CDs, cortado em circulo;
- Base de madeira para fixar os componentes;
- Cola branca ou cola quente;
- LED;
Com os materiais à mão, siga o passo a passo para construir o Gerador de energia caseiro:
- Utilizando os três parafusos pequenos, fixe o motor e seus terminais à base de madeira;
- Cole o papelão entres os CDs;
- No espaço que sobra entre o papelão e os CDs, cole o barbante por toda a superfície do papelão, como uma cobertura;
- Faça um furo na extremidade dos CDs para fixar o parafuso não auto atarraxante;
- Faça outro furo no papelão, acompanhando os furos centrais dos CDs, este furo pode ser feito com o próprio parafuso auto atarraxante;
- Fixe a caixa de fita isolante ou outro apoio (não muito pequeno) aos CDs, este apoio vai dar estabilidade aos CDs;
- Certifique-se que a altura do barbante fixado nos CDs seja a mesma altura do rotor do motor;
- Com o auxilio do parafuso, fixe os CDs ao suporte e a base de madeira;
- Certifique-se que os CDs então girando livremente e estáveis;
- Depois de acoplados, CDs e motor, ao suporte de madeira, coloque a gominha envolta dos CDs ligando-os ao roto do motor, como uma correia de bicicleta;
- Use o parafuso fixado à extremidade dos CDs como uma manivela para gira-los, ao fazer isso se certifique que o rotor do motor acompanha o giro;
- Ligue o LED aos terminais do motor;
Seguindo estes passos corretamente, ao girar os CDs com a manivela, o LED ligado aos terminais do motor vai acender.
O vídeo abaixo realiza a experiência descrita, acompanhe-o para maiores esclarecimento.
A razão pela qual o LED não fica aceso constantemente é que a força aplicada ao girar a manivela não é constante, isto não acontece em uma hidrelétrica, por exemplo. Caso o LED não acenda, gire no sentido contrário, pois isso tem relação com a sua polarização (ânodo ao positivo e cátodo ao negativo).
Esta pequena experiência didática exemplifica o princípio de funcionamento de um gerador, facilitando o entendimento deste funcionamento. O LED é o que nos certifica o funcionamento adequado deste sistema, mas também podemos certificar ligando as pontas de prova de um multímetro aos terminais do motor, obviamente, a ddp (diferença de potencial) será pequena.
Fonte: Mundo da Elétrica