E se existisse uma ciência que explicasse exatamente como usar as influências do sol e das direções da Terra para trazer mais harmonia e equilíbrio para a sua casa, promovendo ainda saúde, felicidade, prosperidade e paz interior para as pessoas que vivem nela?
Muitos conhecem o Feng Shui. Mas existe uma ciência ainda mais antiga chamada de Vastu Shastra, da cultura indiana, que funciona como um sistema holístico para projetar edifícios e espaços que sejam harmoniosos e alinhados com as leis do universo. Esse conhecimento nos ajuda a dispor a planta de uma construção melhorando a nossa saúde, o sono e os relacionamento e, ainda atrair mais riqueza. Bom não é mesmo?
O princípio desta ciência comprovada na prática é a harmonização dos cinco elementos da natureza em nas edificações. Esses elementos são: terra, fogo, ar, água e o éter (espaço vazio). A seguir segue alguns exemplos de como aplicar o Vastu Shastra na sua casa ou espaço comercial.
Aplicação
A aplicação dos princípios do Vastu Shastra na construção e decoração de casas e espaços comerciais pode trazer vários benefícios, incluindo:
Aqui estão algumas maneiras de aplicar os princípios do Vastu Shastra em sua casa:
- Orientação: A entrada principal da casa deve estar voltada para o leste ou para o norte. Isso permite que a luz solar e a ventilação adequada entrem na casa.
- Cores: Cores influenciam nosso estado mental e emocional. De acordo com o Vastu Shastra, cores suaves e tranquilas como verde, azul e rosa são ideais para quartos e salas de estar. Vermelho e laranja podem ser usados em salas de jantar para estimular o apetite.
- Mobília: A mobília deve ser colocada de acordo com a direção e posição dos cômodos. Por exemplo, a cama deve estar voltada para o leste ou para o sul, pois isso ajuda a dormir melhor. A mesa de trabalho ou estudo deve ser colocada no canto nordeste do quarto ou sala.
- Plantas: Plantas são uma ótima maneira de trazer a energia natural para a casa. As plantas devem ser colocadas no canto nordeste da casa ou em áreas abertas.
- Iluminação: A iluminação deve ser adequada e natural sempre que possível. As janelas devem estar posicionadas para permitir a entrada de luz solar. As luzes artificiais devem ser evitadas no quarto.
- Limpeza: A casa deve ser limpa e organizada, pois a bagunça pode causar estresse e ansiedade.
Esses são apenas alguns dos benefícios que o Vastu Shastra oferece. É importante ressaltar que a aplicação desses princípios deve ser feita com cuidado e um especialista no assunto pode ser consultado, analisando diversos outros fatores e integrando-os.
Origem
O Vastu Shastra tem suas raízes na literatura védica e pode ser usado com uma ferramenta importante por arquitetos, designers e decoradores de ambientes. Os livros antigos indianos que mencionam essa ciência são o Rigveda, o Atharvaveda e o Yajurveda.
No entanto, o tratado mais importante que é considerado a fonte principal de conhecimento em Vastu Shastra é o “Mayamata”, um texto antigo que foi escrito em sânscrito, a língua sagrada da Índia, cerca de mil anos atrás. O “Mayamata” descreve os princípios do Vastu Shastra em detalhes e é considerado a base da arquitetura tradicional indiana. Outros textos importantes incluem o “Vishwakarma Vastu Shastra” e o “Manasara”.
Nos tempos atuais o Vastu Shastra vem se tornando cada vez mais conhecido e é amplamente utilizado na Índia e em outras partes do mundo. É possível ter acesso à ele por livros e cursos. E você, quer se tornar um especialista em Vastu Shastra? Comece agora mesmo o curso exclusivo recomendado pelo Portal Cosmos.
Curso Vastu Shastra Pindorama por R$ 148
Até a próxima!