Muitos praticantes de yoga e até mesmo professores formados desconhecem as raízes da tradição do yoga, esta ciência milenar que vai além da boa forma física e do bem estar adquirido, como praticado atualmente no Ocidente. Podemos afirmar com segurança – e seja qual a tradição que originou as modalidades conhecidas hoje -, a essência do yoga são poucos os que conhecem e buscam: Moksa ou Libertação dos Ciclos de Vida e Morte.
Para se praticar yoga no Ocidente é muito fácil. Basta se dirigir a uma das inúmeras escolas de yoga e se matricular numa turma regular na modalidade que preferir. Mas de onde se originou este conhecimento? Quais as diferentes linhas e tradições existentes? Como viviam os antigos yogues e yoguinis? E como e para que praticavam yoga?
É isso que o pesquisador e Formador de Professores de Yoga, Roberto de Andrade Martins, aborda em seu curso online “Moksa: Uma Visão Histórica do Yoga na Índia“. Ao se inscrever no curso, o aluno recebe um livro de mesmo nome do curso, de 200 páginas, com todo o conhecimento filosófico abordado.
Para fazer esse mergulho profundo nas raízes de uma das práticas mais antigas de desenvolvimento espiritual do ser humano, Roberto percorre as escrituras antigas como os Puranas, o Yoga Sutras, o Hatha Yoga Pradptika, o Gheranda Samhita, entre outras importantes escrituras antigas da Índia.
Com este trabalho voltado a professores, praticantes e pesquisadores do yoga o professor Roberto pretende levar o aluno a compreensão do surgimento dos muitos tipos de Yoga Moderno e capacita-los para que possamos explicar esta ciência corretamente, aprofundando sua prática e ensino.
Para saber mais, clique aqui.
Fonte: Portal Cosmos